FAQ - Frequently Asked Questions

Se você tem dúvidas ou sugestões sobre este portal, envie-nos para publicação.

1 - O que mudou com o novo Portal?
2 - O que é o Portal de Fornecedores?
3 - Qual é o conteúdo do Portal?
4 - Quais são as vantagens de se utilizar o Portal?
5 - Quais são os requisitos de software e hardware?
6 - Quais são os mecanismos de segurança?
7 - Quem pode se cadastrar no Portal de Fornecedores?

 

 

 








 

1. O que mudou com o novo Portal?
 
O ambiente empresarial enfrenta freqüentes mudanças, o que exige das empresas uma alta capacidade de adaptação e resposta. Com a implantação de nosso novo sistema ERP (SAP), surgiu a necessidade e a oportunidade de revitalizar essa ferramenta que nasceu em 2003 com a criação do portal IESN. Assim, foi criado o MWM-Tupy do Brasil Supplier Portal – Portal de Fornecedores, com nova identidade visual e uma interface mais amigável. Para adequação aos novos processos internos do Portal de Fornecedores, algumas mudanças foram necessárias:
 
• Com a desativação do antigo portal, seu código de usuário e senha serão alterados. Os fornecedores já cadastrados no IESN receberão, via e-mail, seu novo login de acesso, em vigor a partir de 2 de março de 2009 (após receber o novo login, cadastre sua senha individual no próprio portal) . Se você é um fornecedor já cadastrado, e não recebeu seu novo login, entre em contato conosco.

• Os menus de acesso às funcionalidades do portal foram atualizados para uma visão por processo, e não por departamento, tornando a navegação mais ágil.

• As funcionalidades relativas ao uso do ASN serão implantadas de forma gradativa, assim, o fornecedor será avisado quando da efetivação do ASN para sua empresa.

• As informações financeiras presentes no Portal de Fornecedores não serão disponibilizadas automaticamente nos novos logins. Para acessá-las, é necessário o preenchimento e envio do Formulário de Manutenção de Usuários Portal de Fornecedores , disponível para download no próprio Portal.

Entendemos que o portal de fornecedores é uma poderosa ferramenta de relacionamento, e que a verdadeira integração da cadeia de abastecimento depende de colaboração mútua. Dessa forma, nos colocamos à disposição para eventuais dúvidas, críticas e sugestões que possam melhorar continuamente este canal de comunicação.

 

topo

2– O que é o Portal de Fornecedores?
 
Estamos diante de uma nova era de negócios. A tecnologia tem se tornado cada vez mais presente nas corporações, causando grandes mudanças em sua forma de gerenciamento, agilizando operações e permitindo melhor interação entre as empresas. Neste contexto tecnológico destaca-se, principalmente nos últimos anos, o surgimento da WEB como uma poderosa ferramenta de relacionamento, capaz de fortalecer os elos de uma cadeia logística tornando-a mais colaborativa e, conseqüentemente, mais competitiva.
 
Atenta a estas mudanças no paradigma tecnológico mundial, a MWM-Tupy do Brasil desenvolveu um Portal na Internet com informações de interesse a todos os seus fornecedores. O Portal de Fornecedores é um moderno e privilegiado canal de comunicação, que permitirá estreitar as relações comerciais e melhorar a colaboração de nossa cadeia de abastecimento. O relacionamento que temos entre funcionários e fornecedores é de grande importância, por isso, criamos um canal de comunicação rápido e de fácil operação entre nossos vários departamentos e fornecedores.

 

topo

3– Qual é o conteúdo do Portal?
 
O Portal de Fornecedores unifica dois conceitos de comunicação: a WEB, novo e moderno meio para troca eletrônica de informações, e o EDI tradicional, utilizado pela maioria das empresas do setor automotivo. Com isto, oferecemos dois modelos de comunicação, para que o fornecedor opte pelo que mais se adapta a sua situação tecnológica atual.
 
Através do Portal de Fornecedores estaremos oferecendo informações em tempo real sobre nossas áreas de Compras, Planejamento de Materiais, Financeiro, Engenharia, Qualidade, entre outras. Além de visualizar as informações, será solicitado ao fornecedor alguns feedbacks, tais quais Aceites de Programação, Avisos de Embarque, entre outros.  


topo
4– Quais são as vantagens de se utilizar o Portal?
 
Através do Portal de Fornecedores, é possível uma rápida, segura, integrada e consistente troca de informações e documentos, o que viabiliza a otimização do negócio e a melhoria da prestação de serviços ao cliente final.

Vantagens do Portal de Fornecedores:

Agilidade - Aumenta a rapidez e a disponibilidade no acesso à informação.
Segurança - Elimina o risco de perda de informação.
Confiabilidade - Reduz ocorrências de erros devido a digitações manuais.
Custos - Reduz custos operacionais e administrativos.
Ativos - Melhora o gerenciamento dos estoques, permitindo níveis mais enxutos.
Qualidade - Melhora o nível de serviço prestado ao cliente final.


topo
5– Quais são os requisitos de Hardware e Software?
 
Para acessar o Portal de Fornecedores são necessários os seguintes elementos:

Sistemas Operacionais
Windows XP
Windows Vista

Browsers Suportados
Internet Explorer 6.0 ou superior
Mozila FireFox 2.0.0.4 ou superior

Geração de Relatórios em arquivo PDF
Adobe Acrobat Reader 8.0 ou superior (se você não possui, baixe aqui gratuitamente)

Desbloquear PopUp
Para que seja possível visualizar os relatórios em formato Portable Document Format (PDF),
é necessário habilitar a exibição de popup do browser:

No Internet Explorer:
- Clique no menu Ferramentas/Bloqueador de Pop-ups/Desativar Bloqueador de Pop-ups.

No Mozila FireFox:
- Clique no menu Ferramentas/Opções/Conteúdo, e desmarque a opção Bloquear janelas popup.

 

topo

6– Quais são os mecanismos de segurança?
 
Ao colocar à disposição do fornecedor tamanha quantidade de dados referentes ao seu negócio, a MWM-Tupy do Brasil facilita a interação com sua cadeia. Entretanto, por estar disponível em um canal público como a WEB, surge a preocupação com a Segurança destas informações.
Por esta razão solicitamos que um representante legal de vossa empresa assine e envie duas vias do Termo de Confidencialidade, devidamente reconhecido em cartório. Esta formalidade é imprescindível para a liberação de acesso aos conteúdos do Portal de Fornecedores.
A MWM-Tupy do Brasil possui um compromisso ético de prover condições de segurança também aos seus fornecedores, nas operações de envio de informações para cadastro e processos da gestão de fornecimento. O respeito ao fornecedor no tocante ao envio de seus dados, garante que as tecnologias mais apropriadas são utilizadas no sentido de preservar as informações transmitidas e armazenadas no meio eletrônico pela Internet.

Uso e Divulgação dos dados pessoais - A MWM-Tupy do Brasil usará seus dados pessoais exclusivamente para administração técnica do portal, administração de fornecedores e comunicações, limitando-se ao necessário para cada caso específico. O acesso a seus dados pessoais é restrito aos funcionários da empresa, não sendo divulgados para terceiros (fora do grupo Navistar).

Senhas de acesso - Ao se cadastrar em nosso site, o fornecedor poderá alterar sua senha inicial para uma senha individual de sua própria escolha. Devido ao grande número de operações realizadas na Internet atualmente, optamos por deixar livre a escolha de senha para o usuário, sem a imposição de formatos e códigos pré-determinados, que fatalmente serão esquecidos mais tarde pelo usuário.
Como você também tem importante participação na proteção de sua privacidade, recomendamos que não divulgue sua senha a terceiros, e que altere a mesma a cada 30 dias. Além disso, feche a janela do seu browser sempre que concluir sua visita ao Portal de Fornecedores, evitando o acesso desautorizado.

Comunicações por e-mail - É muito importante manter atualizado o seu e-mail para que possamos aperfeiçoar nossa comunicação com você. Nosso compromisso é de somente enviar mensagens cujo conteúdo seja especificamente relacionado à relação contratual e de negócios existente entre nossas empresas.

ATENÇÃO! A MWM-Tupy do Brasil não usa este meio para:

  • Solicitar informações pessoais;
  • Lançamento de promoções de vendas;
  • Solicitar senha / troca de senha.

Cookies - As páginas do Portal de Fornecedores na Internet não requerem um browser com Cookies habilitados, pois não envia esse tipo de arquivos em suas conexões.
Anti-Vírus - o sistema Trend Micro(TM) OfficeScan(TM), adotado por nossa empresa, é de notória eficiência e um dos mais conceituados e utilizados no mundo. Este sistema protegerá qualquer informação, inclusive o banco de dados, de uma possível invasão por vírus(1), trojans(2) ou worms(3). O sistema é atualizado regularmente.
(1) Vírus - É um programa que causa um evento inesperado e indesejado nos computadores, desvirtuando suas funções normais. São freqüentemente distribuídos em jogos, arquivos ou imagens e dependem da ação de uma pessoa de má fé para se proliferarem. Os vírus tem a propriedade de poderem se clonar em arquivos.
(2) Trojans - É um programa que simula ser uma aplicação benígna, quando na verdade realiza algo que o usuário não espera e não deseja. Trojans não são vírus por que não se clonam. Os trojans podem ser inofensivos como altamente destrutivos.
(3) Worms - São vírus que residem na memória ativa do computador e se auto duplicam. Worms podem enviar cópias deles mesmos para outros computadores afetando a memória e a bios, independentes da ação de qualquer hacker invasor. Também se utilizam de e-mails e salas de bate-papo (chats), para se propagarem.


topo
7– Quem pode se cadastrar no Portal de Fornecedores?
 
O Portal de Fornecedores é uma ferramenta de relacionamento criada para aumentar a colaboração em nossa cadeia de abastecimento. Assim, todos os nossos fornecedores de materiais e serviços podem efetuar seu cadastrado no Portal de Fornecedores.
Para providenciar seu login (usuário e senha), acesse o link “ Cadastre-se”, neste portal.
topo